Conselho Nacional de Meio Ambiente é contra liberação de transgênicos antes de mais estudos

Por Marcela Cornelli

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) manifestou hoje posição contrária à edição da Medida Provisória que libera o plantio e a comercialização de transgênicos no País. Os 110 membros do conselho aprovaram na reunião de hoje moção de apoio à postura da ministra Marina Silva com relação à edição da medida. Em outra moção aprovada, o Conama reafirmou seu posicionamento contrário à MP.

A moção foi enviada hoje, pela manhã, para o Palácio do Planalto, via fax. De acordo com Francisco Iglesias, da Associação Potiguá Amigos da Natureza, e membros do conselho, o Conama é contra a liberação dos transgênicos porque não há estudos suficientes que comprovem a sua aplicabilidade e segurança. “Se estamos cheios de dúvida sobre os efeitos que os organismos geneticamente modificados podem gerar, por que editar a MP?”, questionou Iglesias.

Para ele, o governo estará aprovando a medida a partir de princípios político-partidários que ferem a soberania nacional. Ele defendeu o estudo de impacto ambiental como condição para decidir sobre os transgênicos.

Fonte: Agência Brasil