Maioria dos Servidores do TRE quer eleger o Diretor-Geral

Por Marcela Cornelli

A pesquisa realizada no TRESC, para saber a opinião dos servidoers com relação às eleições para o cargo de Diretor-Geral demonstrou que há grande interesse e que os servidores têm opinião formada sobre o assunto. A maioria dos trabalhadores que recebeu o questionário de pesquisa sobre o processo de democratização do TRESC respondeu que o ocupante do cargo de Direção-Geral deve ser um servidor com formação em curso superior (não necessariamente direito); com tempo de serviço na Justiça Eleitoral e na Secretaria do TRESC; 72% responderam que deve ser eleito, pelo voto direto dos servidores do quadro do TRESC, para um mandato de dois ou quatro anos, com possibilidade de reeleição por apenas uma vez.

Decisão coletiva
Para dar encaminhamento a estas discussões e ao processo de democratização, estamos chamando os servidores do TRESC para uma Reunião Setorial, amanhã, dia 5 de novembro, em frente ao TRE, às 13H.

Os dados completos da pesquisa se encontram na página do SINTRAJUSC. www.sintrajusc.org.br

UFSC elege sua administração pelo voto direto desde 83
Em debate realizado no TRE, no dia 15 de outubro, o Prof. José Arno Scheidt, Presidente da Comissão Eleitoral para as Eleições à Reitoria da UFSC, proferiu palestra sobre a experiência de democratização das Universidades Federais no Brasil. Ele lembrou que a UFSC foi a pioneira, realizando eleições para todos os seus cargos de direção em 1983. A conquista deste processo democrático fez parte de lutas contra a ditadura militar, iniciadas ainda no final da década de 70. A eleição para Reitor e Diretores dos Centros ocorre como uma consulta à comunidade universitária que é referendada pelo órgão máximo da UFSC, o Conselho Universitário. Estas eleições seguem regras estabelecidas pela comunidade universitária, representada pelas entidades sindicais dos trabalhadores e de estudantes, que formam a Comissão Eleitoral e a Comissão de Ética. Estas comissões controlam todo o processo eleitoral, estabelecendo regras para a campanha e propaganda dos candidatos. Na consulta eleitoral, o universo de votantes é composto pelos professores e técnico-administrativos ativos do quadro permanente da UFSC e pelos estudantes matriculados em cursos regulares (ensino médio, graduação, mestrado e doutorado). Não votam aposentados, servidores e professores com vínculos temporários, trabalhadores terceirizados e estudantes de cursos de curta duração. O Conselho Universitário chancela o processo quando o candidato mais votado nomeia a lista tríplice que será encaminhada ao MEC, aceitando a vontade expressa pela comunidade universitária. Em cada Universidade Federal ocorre processo similar, regulamentado por seus Conselhos Universitários. O Prof. José Arno caracterizou o processo democrático da universidade como um importante passo para a profissionalização das relações e o amadurecimento da instituição.

Reunião Setorial do TRESC
Dia 05 de novembro, às 13 horas, em frente ao TRE
Pauta: 1- Discussão e encaminhamento do processo de eleição para Diretor-Geral do TRESC.

Da Redação