Luta pelo Plano de Carreira marca aniversário de 16 anos da Fenajufe

No dia 8 de dezembro a Fenajufe completa 16 anos de história em defesa dos trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União. São 16 anos atuando por melhores condições de trabalho e de vida para a categoria e para os demais servidores públicos federais. Em todo esse período, a Fenajufe tem participado das atividades organizadas pela CUT, mantendo-se presente em todas as lutas e mobilizações convocadas pela Central e pelo conjunto das entidades dos servidores públicos. Um importante exemplo foi a sua participação na greve unificada contra a Reforma da Previdência, em 2003.

Muitas conquistas marcaram essa trajetória de luta. A atuação da Fenajufe ultrapassou as fronteiras do país, com sua participação na Coordenadora dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul, que está consolidada no Brasil, na Argentina e no Uruguai e hoje busca agregar entidades dos demais países da América Latina. Esteve presente em todas as atividades do Fórum Social Mundial, oportunidade em que promoveu, com a Coordenadora do Cone Sul, debates e seminários sobre temas gerais de interesse de toda a classe trabalhadora.

Reconhecida pela categoria, hoje a Fenajufe conta com quase a totalidade dos sindicatos do Judiciário que existem no Brasil, faltando apenas dois que já estão em processo de filiação. Também é reconhecida pelo Executivo, pelo Legislativo e pelas administrações dos tribunais e dos órgãos do MPU como a legítima representante dos servidores. Prova disso, foi a sua participação nas comissões interdisciplinares que discutiram os Planos de Cargos e Salários do Judiciário e do MPU e agora na comissão que discute o Plano de Carreira.

A Fenajufe também dirigiu várias mobilizações por reivindicações específicas da categoria, como a luta pela incorporação dos quintos, o pagamento da URV, o aumento da GAJ e as greves pelos Planos de Cargos e Salários de 96, 2002 e 2006. E agora, ao completar os seus 16 anos, além das reivindicações histórias e imediatas, como aprovação do PL 319/06, ratificação da Convenção 151, garantia do direito de greve, redução da jornada de trabalho e derrubada do PLP 01/06, tem um novo e o maior desafio de sua história: a conquista do Plano de Carreira.

Desde o 6º Congrejufe, realizado em 2007, em Gramado/RS, quando a categoria deliberou que a prioridade seria a construção do Plano de Carreira, a Fenajufe vem realizando, junto com os sindicatos, uma série de atividades regionais e nacionais, culminando na reunião ampliada de novembro que aprovou a proposta de Plano de Carreira. Vencida essa importante etapa, a Fenajufe, os sindicatos de base e os servidores devem se preparar para os embates que terão de enfrentar no próximo ano, que serão a aprovação das nossas propostas dentro da comissão interdisciplinar, no âmbito dos tribunais superiores, no Executivo e finalmente no Congresso Nacional.

Parabéns aos sindicatos filiados e aos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União que durante 16 anos construíram uma Fenajufe de luta.

Diretoria Executiva da Fenajufe