Justiça Federal deve antecipar ampliação do número de varas

Por Imprensa

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, disse que o processo de ampliação da Justiça Federal será antecipado. “Estamos acertados com o Executivo para que as 183 Varas da Justiça Federal que foram criadas no ano passado, e que estavam com a previsão de instalação até o ano de 2008, sejam todas antecipadas para 2005”, informou Vidigal.

De acordo com o ministro, cerca de 15 mil juízes atuam nas diversas instâncias da Justiça brasileira. Nas varas federais, são quase dois mil magistrados. Em reunião com o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) Leandro Despouy o presidente do STJ disse que seria necessário dobrar o número de juízes, passando para quatro mil magistrados.

“Há quem ache que o estoque de juízes deve ser ampliado à medida que a necessidade for aparecendo. Então, você não tem processo porque não tem juiz, mas você não tem juiz porque não tem processo”, avaliou.

Fonte: Agência Brasil