Judiciários argentinos realizam jornada de lutas na quarta-feira

Na próxima quarta-feira [28] mais de 30 mil trabalhadores judiciários da Argentina participarão da Jornada Nacional de Protesto e Mobilização, em Buenos Aires e no resto do país, para pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar projeto de lei que garante o direito à negociação coletiva no âmbito da categoria. A realização da jornada foi decidida durante reunião da Comissão Diretora da FJA [Federação Judiciária Argentina], entidade que faz parte da Coordenadora dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul, em conjunto com a Fenajufe e a AFJU [Associação dos Funcionários do Judiciário do Uruguai].

Segundo informações da FJA, a jornada de lutas, que atingirá o funcionamento dos tribunais de todo o país, também lançará, oficialmente, o apoio às mobilizações promovidas por diversos sindicatos das províncias argentinas. Ainda de acordo com a FJA, nos dias 22 e 23 de outubro foi realizada, em Buenos Aires, uma reunião, liderada pelo Secretario Geral da Federação, Víctor Mendibil, oportunidade em que foi acertada a realização de atividades nas províncias de Entre Ríos, Neuquén, Corrientes, Buenos Aires, Santiago del Estero, Chaco, Jujuy, Río Negro e Santa Cruz. Na avaliação da entidade, isto impulsionará o início de uma Jornada Nacional de Luta, com paralisações, assembleias e mobilizações em todo o país durante o dia 28 de outubro.

O documento da FJA afirma que a jornada “exige da Câmara de Deputados que leve em consideração os projetos de lei de negociação coletiva, a fim de garantir que os convênios coletivos sejam para todos os trabalhadores judiciários argentinos e possam ser discutidos em cada jurisdição provincial e na nacional”.

Os judiciários argentinos repudiarão, através da Jornada Nacional de Luta, as perseguições contra dirigentes sindicais e o direito de organização dos trabalhadores .

Segundo a FJA, durante a reunião dos dias 22 e 23 estiveram presentes Secretários Generais e integrantes dos sindicatos das seguintes províncias: Santa Cruz, Chubut, Río Negro, Neuquén, La Pampa, Província de Buenos Aires, Cidade de Buenos Aires, Entre Ríos, Corrientes, Chaco, Formosa, Misiones, Mendoza, Santiago del Estero, Salta e Córdoba.
Da Fenajufe – Leonor Costa, com informações da FJA