JE do Pará faz paralisação pelo pagamento das horas-extras

Por Imprensa

Conforme deliberação de assembléia setorial, os trabalhadores do TRE do Pará paralisaram parcialmente suas atividades ontem. O movimento foi realizado em protesto contra o não pagamento, em sua totalidade, das horas-extras trabalhadas durante o mês de setembro, em função do calendário eleitoral.

O argumento da administração do tribunal sobre a não pagamento é de que o Ministério do Planejamento teria cortado verbas da dotação orçamentária prevista para custear as despesas com as eleições municipais de 2004. Ainda de acordo com o TRE, o valor repassado para pagamento de serviços extraordinários foi insuficiente para cobrir as despesas durante todo o processo eleitoral.

Segundo o Sindjuf/PA-AP, a participação da categoria no movimento foi bastante expressiva, inclusive paralisando temporariamente alguns setores importantes para a realização do segundo turno das eleições 2004, como por exemplo, a comissão de fiscalização da propaganda eleitoral. A paralisação neste setor causou repercussão entre o corpo de advogados e os membros da Corte, tendo uma ampla cobertura da imprensa local.

Ao final da manifestação, a categoria realizou uma assembléia setorial, onde foi feita uma avaliação positiva do movimento. Na avaliação dos servidores, o objetivo foi alcançado, pois a paralisação advertiu à administração do TRE sobre a possibilidade de realização de uma greve próximo ao 2º turno das eleições, caso as demandas da categoria não sejam atendidas.

O sindicato informa que depois da manifestação, as administrações do TRE do Pará e do TSE estão se empenhando para buscar soluções diante do impasse do pagamento das horas extras. Para a categoria, esse foi um dos efeitos positivos da paralisação.

Ao final do movimento foi aprovada a realização de uma assembléia geral da categoria nesta sexta-feira, 22, com a finalidade de informar os servidores sobre os últimos acontecimentos, avaliar o movimento e deliberar sobre as próximas atividades.

Fonte: Fenajufe com informações do Sindjuf/PA-AP