Heloísa Helena diz que fator previdenciário vai achatar aposentadorias do INSS

Por Marcela Cornelli

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) denunciou o achatamento nos benefícios dos trabalhadores da iniciativa privada e que se aposentam pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a aplicação, pelo governo, do fator previdenciário em vigor desde 1999. O fator previdenciário incide sobre a média das remunerações limitadas pelo teto do INSS (hoje em R$ 1.869), e reduz o valor do benefício segundo a idade do segurado. A situação se agravou com a revelação, pelo IBGE, de que a idade média do brasileiro aumentou um ano, chegando aos 71 anos.

A aplicação do fator previdenciário pode reduzir o valor das aposentadorias em até 30%, a menos que o trabalhador da iniciativa privada opte por se aposentar pela idade.

“Sabemos que a idade média do Nordeste é de 64 anos, e no Norte também é inferior aos 71 anos. Por isso, temos que ficar atentos para as injustiças que surgem, porque o atual governo mantém a irresponsabilidade instituída pelo governo anterior”, disse a senadora, acrescentando que “já começou a velha ladainha do deficit da Previdência”.

“Querem impor ao trabalhador da iniciativa privada mais dez anos de trabalho, ou uma redução de 45% nos proventos”, disse.

Heloísa Helena citou como exemplo o caso de uma professora que passe 25 anos de sua vida em uma sala de aula ganhando R$ 300, que teria redução de 50% nos proventos se resolvesse aposentar-se. Mesmo que decidisse adiar a aposentadoria, teria uma redução de 21%, explicou a senadora.

Fonte: Agência Senado