Grevistas não se dobram ao autoritarismo de Dilma

O Rei George III governava a Inglaterra quando os Estados Unidos eram apenas uma entre as colônias do Reino Unido. Conta-se que ele mantinha um diário, e, em 4 de julho de 1776, dia em que os EUA declararam sua independência, o Rei teria escrito apenas uma frase: “Nada importante aconteceu hoje”. O Rei demorou a saber das atividades que se passavam do outro lado do oceano.

O governo Dilma demorou a dar resposta aos servidores públicos federais, deixando subordinados cuidando das negociações. As Greves se multiplicaram. Nesta semana o governo baixou o Decreto nº 7.777/2012, que pune em especial os servidores em Greve da Receita Federal e das agências reguladoras, permitindo ao governo federal substituir servidores grevistas. O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) publicou nota repudiando o decreto: “Em vez de a presidente Dilma ter coragem de negociar com a categoria que faz a regulação federal, que está em greve, optou por uma decisão autocrática de repassar competências exclusivas da União para os estados, municípios e Distrito Federal, ferindo a segurança sanitária brasileira, internacionalmente reconhecida como de excelência, essencial para a saúde pública de cada cidadão”.

A Confederação Nacional dos Servidores Federais informou que Greve continua em mais de 26 categorias de 25 estados e do Distrito Federal. Para a entidade, mais do que nunca é fundamental que os trabalhadores permaneçam unidos e fortaleçam o movimento em todo o Brasil. Já há liminares garantindo o pagamento do salário dos servidores em Greve.

Prazo é 31 de agosto

No dia 31, terça-feira, o Fórum dos Servidores Públicos Federais em Santa Catarina promove um Ato Público, das 10 às 15 horas, no Largo da Catedral, no Centro de Florianópolis. No dia 2 de agosto, quinta-feira, os servidores do Judiciário Federal farão paralisação de duas horas, das 15 às 17 horas, com Assembleia no TRE-SC, para avaliar o indicativo de Greve a partir do dia 8 de agosto. Desde segunda-feira, Coordenadores do Sindicato estão visitando locais de trabalho em todo o Estado para mobilizar os trabalhadores e debater a possibilidade de paralisação de duas horas, de um dia ou tempo indeterminado.

O Rei George III se enganou. Engana-se o governo Dilma ao ignorar a força de servidores públicos unidos na luta. Temos até 31 de agosto para garantir reajuste este ano ou no ano que vem. Tudo de importante pode acontecer. Depende de nós.