Greve na Anvisa têm 90% de adesão

Por Marcela Cornelli

Com a chegada ao Brasil do maior transatlântico do mundo, o Queem Mary, nacionalizado na Bahia, os trabalhadores da ANVISA realizaram um ato ontem um protesto contra o descaso do Governo com os trabalhadores da Vigilância Sanitária Federal. Na ocasião foi distribuído um panfleto aos turistas que vieram conhecer o nosso carnaval alertando para as conseqüências do nosso movimento.
Os servidores reivindicam a inclusão na carreira da Anvisa, pois são funcionários públicos federais concursados pelo Ministério da Saúde, regidos pelo Regime Jurídico Único, que atuam como fiscais e precisam ser reconhecidos como tal. A greve nacional é forte e seus efeitos já se fazem sentir em diversos setores da economia, como o petroleiro, farmacêutico, turístico etc..

Porque eles ficaram de fora
A criação da ANVISA aproveitou os trabalhadores que já desenvolviam as atividades de fiscalização sanitária em Portos Aeroportos e Fronteiras, permanecendo com estas mesmas atribuições dentro da Agência. Desde a sua criação que estes servidores pleiteiam serem incluídos dentro da carreira da ANVISA. Após muitos encontros e promessas por parte do Governo em resolver esta situação, toda a categoria foi frustrada com a intransigência do Governo que desautorizou o Ministro da Saúde em conduzir as negociações que vinham sendo realizadas e editou a Medida Provisória 155 que exclui da carreira todos estes servidores que historicamente construíram a ANVISA.

Fonte: Sindprevs/SC