Chavistas protestam em Caracas contra intervenção dos EUA

Por Marcela Cornelli

Simpatizantes do presidente venezuelano, Hugo Chávez, protestaram ontem diante da embaixada americana em Caracas contra a intromissão do governo de George W. Bush em assuntos políticos internos venezuelanos.

O grupo de militantes do partido Movimento Quinta República (MVR, criado por Chávez) e de trabalhadores da estatal Petróleos da Venezuela (Pdvsa), estavam desde cedo às portas da embaixada, localizada em um bairro residencial do leste de Caracas. “Estamos defendendo a dignidade e a soberania nacional ante a flagrante e inadmissível ingerência de governos estrangeiros nos assuntos internos da Venezuela”, disse um dos manifestantes à televisão estatal da Venezuela.

Os seguidores do presidente Chávez levavam cartazes com palavras de ordem contra o embaixador americano Charles Shapiro rejeitando o “intervencionismo” no país.

Chávez acusa Bush de apoiar o fracassado golpe de Estado de 2002 contra ele e de intervir na pressão para a realização de um referendo revogatório de seu mandato. “Bush, cachorro da guerra mundial” e “Estados Unidos, assassinos de mulheres e crianças” eram frases que podiam ser lidas nos cartazes durante a manifestação.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) continua investigando 148 mil planilhas que podem ter sido fraudadas pela oposição ao governo.

Fonte: Portal Vermelho