Greve começa com boa adesão em Mato Grosso

Servidores do TRE, TRT 23 e JF de Mato Grosso compareceram ontem [05] em grande número na porta do prédio da Casa da Democracia, anexo ao Tribunal Regional Eleitoral, onde foi realizado o primeiro dia de greve por tempo indeterminado da categoria. Em Assembleia Geral Extraordinária conduzida pelo Sindijufe-MT no local, os trabalhadores deram início à luta pela conquista do novo Plano de Cargos e Salários e contra o PLP 549/09, que congela o salário dos servidores públicos nos próximos dez anos.

Com toda a Diretoria Executiva Colegiada do Sindijufe-MT presente, foram novamente expostas as pautas reivindicatórias assim como o histórico de luta em defesa dos interesses da categoria. Consenso geral entre os presentes, a necessidade da realização de greve foi dita como a única solução para pressionar o governo a, no mínimo, discutir democraticamente o PCS4, uma vez que a votação que o aprovaria não aconteceu.

“A greve foi decretada porque a discussão não avança com o governo. Eles já tem uma postura contrária ao PCS4 e sem uma paralisação forte não conseguiremos mudar essa realidade”, explicou o presidente do Sindijufe-MT e coordenador de comunicação da Fenajufe, Pedro Aparecido, para quem apenas uma mobilização consciente e participativa de toda a categoria em Mato Grosso pode fazer a diferença. Ele também disse aos presentes que a união da categoria não é apenas necessária, mas também urgente, já que o debate em Brasília do PCS4 só acontecerá até o final de junho, devido à corrida eleitoral e recesso parlamentar.

Sobre o PL549/09 os servidores mostraram-se conscientes dos problemas que ele causará caso seja aprovado. A palavra sucateamento do serviço público foi muito mencionada, já que é o resultado mais óbvio do congelamento salarial e falta de investimentos no setor por longo período de tempo, dez anos neste caso. Sobre essa questão, Aparecido frisou que o “Sindjijufe-MT é um dos mais atuantes dentro da Fenajufe” e em conseqüência disso, representativo e forte o suficiente para iniciar o movimento. “Estamos começando aqui hoje [ontem, 5 de maio] a construção da nossa greve em defesa dos interesses da categoria”.

Fonte: Sindijufe-MT