FSM 2009 Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul marcam presença no evento em Belém

A Fenajufe realizou no 28 de janeiro, em Belém, o Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul, durante as atividades do Fórum Social Mundial. Além da Fenajufe, participaram da organização do encontro a Federação Judicial Argentina e a Associação dos Funcionários do Judiciário do Uruguai, entidades que também compõem a Coordenadora dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul.

O encontro deste ano contou com a participação de aproximadamente 85 pessoas, que representaram a Fenajufe, a FJA, a AFJU e os seguintes sindicatos: Sindjuf/PA-AP, Sintrajud/SP, Sinjuspar/PR, Sindjufe/BA, Sindiquinze/SP, Sisejufe/RJ, Sintrajufe/RS, Sitraemg/MG, Sindjuf/PB, Sinjeam/AM, Sinje/CE e Sintrajufe/CE.  Na terça-feira (27), os servidores participaram da marcha de abertura, que andou mais de três horas pelas ruas da capital paraense. A manifestação reuniu aproximadamente 100 mil pessoas, militantes de várias organizações de esquerda de países da América Latina, Europa, Ásia e África.

O Encontro da Coordenadora do Cone Sul debateu temas como: Integração Regional nos marcos da crise econômica; Assédio Moral – autoritarismo e democratização do Judiciário; e Modelos de Justiça. Os três painéis contaram com a participação de um representante de cada entidade da Coordenadora do Cone Sul e o debate sobre assédio moral foi com a professora e psicóloga social Terezinha Martins dos Santos Souza.

Para saber mais detalhes do Fórum 2009 basta acessar o endereço: www.fsm2009amazonia.org.br. E a programação do Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul se encontra na página www.fenajufe.org.br.

Fonte: Fenajufe