FSM 2005 será lançado no próximo dia 14 em São Paulo

Por Marcela Cornelli

No próximo dia 14 de junho de 2004, acontece no auditório do Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo, o lançamento da quinta edição do Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado em Porto Alegre, de 26 a 31 de janeiro de 2005. A atividade será marcada pelo debate “Porto Alegre 2005: os novos desafios no processo FSM frente à dominação e à militarização neoliberal”.

O debate terá a participação de José Bové, integrante da Via Campesina e ativista na luta contra a liberação dos transgênicos; Moema Miranda, coordenadora do Ibase; Miriam Nobre, integrante da Marcha Mundial das Mulheres; Teivo Teivainen, membro da NIGD (Network Institute for Global Democracy), e Osvaldo León, membro do Comitê Organizador do Fórum Social Américas. Estarão presentes também outros membros da Secretaria do FSM, do Comitê Organizador Brasileiro, do Conselho Brasileiro e do Conselho Internacional do FSM.

O evento inaugura também um novo processo de mobilização para 2005 – mais amplo, participativo e democrático – e uma nova proposta metodológica, discutida na reunião do Conselho Internacional do FSM, realizada entre 4 e 7 de abril de 2004, em Passignano sul Trasimeno, Itália. A nova metodologia, mantendo a diversidade do evento, busca transformá-lo num espaço cada vez mais capaz de facilitar as articulações entre os participantes do processo FSM. Para isso, o primeiro passo será a realização de uma ampla consulta. A partir do dia 14 de junho, entidades, organizações, movimentos sociais e os diversos outros atores que participam do processo FSM poderão dizer, através de um questionário-consulta (que estará disponível no site FSM www.forumsocialmundial.org.br), que lutas, questões, propostas ou desafios de nível mundial consideram importante discutir no evento de 2005, bem como indicar as atividades que eles pretendem desenvolver em Porto Alegre. Não se trata de uma inscrição de atividades, mas, sim, de um mapeamento do interesse das diversas organizações e coletivos.

O início das inscrições de atividades está previsto para setembro. A íntegra da carta que detalha as novas propostas de metodologia está disponível no site www.forumsocialmundial.org.br

O lançamento do FSM 2005 também será marcado pela mobilização rumo ao Fórum Social Américas, que será realizado em Quito, Equador, entre os dias 25 a 30 de julho de 2004 (mais informações: http://www.forosocialamericas.org).

Mais informações:
Patrícia Giuffrida e Fernanda Guarita – Escritório do FSM em São Paulo