FSM 2005: Organização confirma que evento será realizado em Porto Alegre

Por Imprensa

O coordenador executivo do Fórum Social Mundial, Jeferson Miola, garantiu na manhã desta quarta que o evento será realizado em Porto Alegre entre 26 e 31 de janeiro de 2005.

Miola revelou que a coordenação do Fórum recebeu do prefeito de Porto Alegre, João Verle, e do candidato derrotado do PT à prefeitura da Capital, Raul Pont, uma carta solicitando a manutenção do evento na capital gaúcha.

Miola havia levantado a possibilidade de o Fórum ser realizado em outras cidades governadas pelo Partido dos Trabalhadores, como Recife e Belo Horizonte. A justificativa da mudança seria “incompatibilidade ideológica” com o prefeito eleito, José Fogaça (PPS).

Após as declarações da organização do evento sobre uma possível alteração o presidente do PPS no Estado e coordenador da campanha de José Fogaça, Nelson Proença, afirmou que o apoio ao Fórum por parte da prefeitura já estava garantido, não havendo motivo para mudança de cidade.

Levantamento realizado na rede hoteleira de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra Gaúcha revela que cerca de 10 mil reservas já foram feitas para o período do encontro mundial. Conforme o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da capital, Ricardo Ritter, todas as reservas foram feitas com o pagamento antecipado de uma diária, que gira em torno de US$ 60 ou R$ 170. O restante das diárias deverá ser pago no início de janeiro. Ritter informa ainda que aproximadamente 500 pessoas deixariam de ser contratadas pelos hotéis se o evento deixar a capital gaúcha.

Na tarde desta quarta será realizada em São Paulo uma reunião ordinária do comitê organizador brasileiro do Fórum, que reúne 24 entidades. Será o primeiro encontro depois das eleições e a tendência é que os resultados nas urnas sejam discutidos. Nos dias 13, 14 e 15 uma reunião mais ampliada do comitê será realizada em Porto Alegre e o assunto também será avaliado. Quase 1,2 mil organizações já se inscreveram para participar do evento.

Fonte: Clic RBS com informações da Rádio Gaúcha