Fenajufe reúne -se com ministro do STF, Dias Tófoli, e pede apoio para derrubada do veto 51 do NS

A Fenajufe reuniu-se com o ministro do STF, Dias Tófoli, e pediu apoio para derrubada do veto 51 do NS. O encontro ocorreu no final da tarde de quinta-feira(20). Participaram o coordenador Fábio Sabóia e servidores da delegação do Ceará presentes na semana de mobilização em Brasília.

Os dirigentes avaliaram como bastante positiva a reunião. Ainda segundo os participantes, o ministro afirmou que está disposto a ajudar na articulação da derrubada do veto presidencial, além de achar que é possível conseguir o resultado por meio da atuação da base dos servidores do Judiciários Federal.

A cada semana, a Fenajufe reforça a atuação junto ao Congresso Nacional na busca de apoio pela derrubada do veto nº 51. Desde sua publicação, em 21 de setembro, a Federação e sindicatos filiados estudam estratégias de pressão para derrubar o veto de Bolsonaro ao NS.

Além de levar a pauta do veto de Bolsonaro para o ministro da Suprema Corte, a Fenajufe visitou os gabinetes dos deputados Paulo Teixeira, secretário geral do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Silva, vice-líder do PSD, e Isnaldo Bulhões, líder do MDB de Alagoas, além de Pompeo de Matos (PDT /RS) e Mauro Benevídes (PDT/CE).

O objetivo foi apresentar argumentos pela derrubada do veto de Bolsonaro ao NS (VET 51); contra a reforma administrativa (PEC/20) e pela defesa da recomposição salarial das servidoras e servidores do PJU e MPU (PLs 2441/22 e 2442/22. Para derrubar os vetos, serão necessários pelo menos 257 votos contrários a eles na Câmara dos Deputados e 41 no Senado Federal.

Joana Darc Melo, da Fenajufe