Fenajufe realiza curso de Formação de Lideranças a partir de março

Dirigentes Sindicais, servidoras e servidores públicos de todos Brasil e também trabalhadores da iniciativa privada terão, a partir de março, mais um importante instrumento para compreensão e qualificação ao debate político e social que envolve o desmonte do estado e da democracia, levados a cabo pelo mercado via Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os níveis da República.

A partir de 16 de março, em regra às terças-feiras, a Fenajufe inicia o Curso de Formação de Lideranças, com foco na relação entre a Administração Pública, a Reforma Administrativa e os impactos sobre as Servidoras e Servidores Públicos. Assim, a Federação retoma a diretriz de qualificar servidores(as) do Judiciário Federal e de outros segmentos – tanto público quanto privado – no entendimento da conjuntura econômica, política e social na atualidade. O curso será totalmente on line, desde a inscrição à emissão de certificados. As aulas acontecem ao vivo, a partir das 18 horas. Inscrições a partir de segunda-feira (1/3). Mais informações em breve.

O objetivo da iniciativa é proporcionar melhor entendimento da administração pública e tornar a argumentação mais especializada,  frente aos absurdos ataques que representam as reformas do estado em curso e aquelas já em vigor.

Dividido em dez módulos ao longo de 10 encontros – um por semana -, o curso aborda áreas distintas. Para ministrar as aulas, foram convidados professores e consultores renomados: os professores Alysson Leandro Mascaro (USP), Ana Magnólia Mendes (UNB), Ricardo Antunes (Unicamp), Marcus Orione (USP) e Plinio de Arruda Sampaio Filho (Unicamp). Vladimir Nepomuceno (assessor da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público), Maria Lucia Fattorelli (Auditoria Cidadã), Juliane Furno (economista Chefe do IREE), Carlos Maldonado (ex-dirigente da Fasubra), entre outros. A grade de aulas do curso, completa, incluindo com os dias e horários das aulas será divulgada na próxima semana.

A temática do Curso de Formação de Lideranças da Fenajufe com foco na relação entre a Administração Pública, a Reforma Administrativa e os impactos sobre as Servidoras e Servidores Públicos ficou assim distribuída:

Tema 1

– A reforma administrativa dentro da atual conjuntura brasileira

Tema 2

– O Ciclo Laboral no setor público brasileiro

Tema 3

– Aspectos críticos das PEC´s 186, 188 de 2019 e 32 de 2020. O Impacto da reforma administrativa nos atuais servidores

Tema 4

– A verdade sobre o número do emprego público e o diferencial de remuneração ao setor privado no Brasil e no mundo

Tema 5

 – Gestão de Pessoas e Avaliação de Desempenho no Setor Público Brasileiro: crítica a proposta fiscal-gerencialista da reforma administrativa e diretrizes para um modelo de Estado orientado à reflexividade, inovação e efetividade 

Tema 6

– Os impactos no mundo sindical com a reforma administrativa e a regulamentação do direito de negociação coletiva e de greve no setor público

Tema 7

– Serviço Público na Pós Pandemia – perspectivas para o futuro próximo

Tema 8

– Impactos das reformas no aumento do Assédio Institucional no Setor Público e o Processo de Desconstrução da Democracia no Brasil

Tema 9

– Aperfeiçoamento das Normas Fiscais Brasileiras como saída para a crise atual

Tema 10

 – Serviço Público que temos e Serviço Público que queremos