Fenajufe participa do Comitê Pró-Conferência de Comunicação

Um dos assuntos debatidos no 4º Encontro Nacional de Comunicação, realizado em Recife no dia 27 de março, foi a participação da Fenajufe no comitê que está encaminhando os preparativos da I Conferência Nacional de Comunicação, prevista para ocorrer ainda neste ano. Os jornalistas e dirigentes sindicais que estiveram no Encontro indicaram a participação da Fenajufe na Conferência. Esta proposta foi referendada pelos delegados da XIV Plenária Nacional, realizada também em Recife, nos dias 28, 29 e 30 de março.

Seguindo o que foi deliberado, a coordenadora da Fenajufe Sheila Tinoco participou, nesta terça-feira [08], da reunião do Comitê Pró-Conferência, realizada na secretaria da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, Sheila oficializou a participação da Fenajufe nas reuniões de organização da Conferência e informou sobre a deliberação da XIV Plenária.

Na reunião de ontem foram discutidos os próximos rumos da mobilização e os contatos institucionais. Também foi reafirmado o entendimento de que a Conferência deve ser convocada pelo Executivo. Os presidentes das comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Legislação Participativa declararam compromisso com a campanha pela realização da I Conferência Nacional de Comunicação.

“Por diferentes razões, vamos exigir a convocação pelo governo, sem prejuízo da participação ativa do Legislativo e da sociedade civil”, afirma trecho do relatório.

Além de Sheila Tinoco, também participaram da reunião representantes do Conselho Federal da OAB, da Campanha quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, Fittel [Federação dos Trabalhadores em Telecomunicações], Fittert [Federação dos Trabalhadores das Empresas de Radiodifusão], Faculdade de Comunicação da UnB, Abraço [Associação Brasileira de Rádios Comunitárias], FNDC [Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação] e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, entre outros.

A próxima reunião da Comissão Pró-Conferência será segunda-feira, 14 de abril, das 9h30 às 12h30.

Da Fenajufe, Leonor Costa