Fenajufe continua aguardando contraposta do Executivo

Por Marcela Cornelli

A expectativa de que essa semana sairia alguma contraproposta por parte do governo infelizmente não se confirmou. A Fenajufe manteve os contatos com o Supremo Tribunal Federal com o objetivo de obter informações a respeito das negociações, mas de acordo com o que foi informado até o momento, o Executivo ainda não fechou uma contraproposta sobre o projeto de aumento da GAJ a ser apresentada à cúpula do Judiciário.

Com a falta de fatos novos, a federação continua mantendo os contatos com o STF e até mesmo com representantes do governo. Nos estados, os sindicatos que mantiveram a greve também aguardam uma posição oficial de Brasília para repassar à categoria e discutir os rumos do movimento. Na semana passada, em reunião com o coordenador geral da Fenajufe, Roberto Policarpo, e com o deputado Sigmaringa Seixas [PT/DF], o ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, apresentou as simulações financeiras que estavam sendo avaliadas pelo governo. De acordo com o ministro, os estudos apontavam um aumento parcelado da GAJ, da seguinte forma: de 12% para 20%, retroativo a maio de 2004; aumento de 20% para 25%, a partir de janeiro de 2005; e 30%, a partir de janeiro de 2006. A proposta foi prontamente rejeitada pela Fenajufe, que continua reivindicando a implementação do projeto de acordo com o conteúdo do PL enviado ao Congresso Nacional. Já o ministro Nelson Jobim, ao saber das avaliações apresentadas pelo ministro José Dirceu, se comprometeu a buscar uma redução no prazo do parcelamento.

Neste momento, é fundamental que a categoria se mantenha mobilizada e em alerta. O Comando Nacional de Greve e a Fenajufe, em reunião de avaliação na última quarta-feira, decidiu orientar que os sindicatos mantenham a greve nos estados onde a categoria continua com os trabalhos parados. Também orienta que os sindicatos marquem suas assembléias para a terça-feira, dia 06, indicado como o dia nacional de rodada de assembléias.

Até o momento, há greve no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro e a expectativa é que esses estados consigam manter o movimento paredista, conforme orientação do Comando Nacional e da Fenajufe. A expectativa é de que na próxima semana o governo apresente uma contraproposta formal sobre o PL nº 3804/04.

Fonte: Fenajufe