Fenajufe articula para evitar risco de redução salarial e demissão

Por Philipe Moreira, da Fenajufe – Foto: Joana Darc

Os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues e Costa Neto, com o assessor jurídico da federação, Rodrigo Camargo, estiveram na tarde desta segunda-feira em reunião no Senado Federal com Gilmar Lacerda, chefe de gabinete da Liderança do Partido dos Trabalhadores e membros de outras representações sindicais para tratar sobre a ADI 2238.

A ADI 2238 está pautada no plenário do Supremo Tribunal Federal no próximo dia 27 e, se for procedente, poderá causar vasto prejuízo como reduções salariais e até demissões a servidores(as) públicos do judiciário no âmbito federal, estadual e municipal de todo o país.  Nessa ADI, a União e mais 17 estados alegam ter atingido o limite estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e estarem com os orçamentos estrangulados. Por enquanto, Santa Catarina não está na lista. O grupo pede ainda que o STF permita ao Executivo ajustar os limites financeiros dos demais poderes e do Ministério Público.

Participaram do encontro representantes da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais – Fenamp, Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais – Fenaprf, Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras – Fasubra e Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – Fenadepol.

O coordenador da Fenajufe Adilson Rodrigues explica os impactos da ADI 2238 contra os servidores públicos federais, estaduais e municipais e convoca toda a categoria a se mobilizar com atenções voltadas para o dia 27 de fevereiro na audiência do STF.

O vídeo pode ser acessado abaixo: