Fazendo Escola presta contas e filia novas entidades

10/03/2023 – Na quarta (22/03), a partir das 13h30, o Centro de Estudos e Pesquisa em Trabalho Público e Sindicalismo Fazendo Escola realiza uma assembleia geral extraordinária para fazer a prestação de contas referente ao ano 2022 e oficializar a filiação do Simpe-SC, do Sindijus-PR e do Sindjud-PE que representam, respectivamente, os trabalhadores do Ministério Público de Santa Catarina e das justiças estaduais do Paraná e de Pernambuco. CLIQUE AQUI e veja o edital de convocação publicado em jornal de grande circulação.

Para participar da assembleia CLIQUE AQUI e preencha o formulário de inscrição até às 12h30 do dia 22 de março de 2023. Além do SINJUSC, a iniciativa já conta com a participação do Sintrajusc, do Sindjus-RS e do Sintaj-BA, sindicatos que representam as forças de trabalho da Justiça Federal em Santa Catarina e da Justiças Estaduais do Rio Grande do Sul e da Bahia.

De acordo com a Presidenta do Fazendo Escola, Carolina Rodrigues Costa, “se as entidade sindicais em parceria com a universidade pública não ocuparem esse lugar de fomento do conhecimento acerca da produção social, a classe trabalhadora estará fadada a enxergar o mundo com os olhos daqueles que a oprimem”.

QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO SINDICAL

A partir dos debates virtuais construídos com a participação de pesquisadores do Laboratório de Sociologia do Trabalho (lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de trabalhadores do Brasil inteiro, uma das iniciativas recentes do Fazendo Escola, o Ciclo de Seminários Internacional “O Futuro do Trabalho na América Latina”, produziu uma cartilha e um livro que serão utilizados na multiplicação desse momento de formação sindical em todo o país.

Além da cooperação com a universidade, os sindicatos que fazem parte do Fazendo Escola se articulam por meio de outros tipos de parceria como, por exemplo, através da emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Uczai (PT) que tornou possível o Ciclo de Seminários e a impressão dos materiais multiplicadores.