Fazendeiro e pistoleiros disparam contra sem terra em Pernambuco

Por Marcela Cornelli

Na tarde de 23 de setembro cerca de 300 famílias sem terra tentavam reocupar a fazenda São Vicente (municípios de Salgadinho/Passira) quando foram surpreendidos por tiros disparados pelo proprietário da Fazenda, seu filho, sua filha e aproximadamente 10 pistoleiros.

O trabalhador rural Reginaldo Bernardes da Silva, de aproximadamente 40 anos, foi atingido por dois tiros, sendo socorrido pelos próprios trabalhadores. Foi levado ao Hospital de Passira e de lá foi encaminhado para o Hospital da Getúlio Vargas, em Recife.

A fazenda São Vicente foi ocupada pela primeira vez em 18 de maio de 2003, sendo que as famílias foram despejadas em 18 de setembro.

A área da fazenda possui cerca de 1.100 há totalmente improdutivos. A única lavoura que lá existe foi feita pelos próprios agricultores no período de 4 meses que ficaram acampados (de 18/05 a 18/09/2003).

Já haviam sido feitas denúncias à polícia de que o proprietário da área detinha uma grande quantidade de armas, inclusive armamento pesado, no entanto a polícia deu cobertura ao proprietário para que o mesmo retirasse as armas de dentro da casa sede quando a fazenda foi ocupada pela primeira vez.

Após o incidente, os agricultores bloquearam a rodovia estadual que corta a região e a situação ficou tensa até a chegada da polícia militar que efetuou a prisão da proprietária da Fazenda São Vicente, sendo levada para a delegacia da Cidade de Passira e liberada logo após.

As famílias montaram acampamento provisório no povoado de Pedra Tapada, próximo a fazenda São Vicente e permanecem indignadas com a violência escancarada do latifúndio.

Fonte: Site MST