Governo aprova aumento de 1% para servidores estaduais

Por Marcela Cornelli

A pressão da oposição e dos sindicatos não foi suficiente para aprovar a proposta de 19,3% de aumento para os servidores. O governo conseguiu aprovar 1% de reajuste para toda a categoria e o abono de R$ 100 para quem ganha menos de R$ 6 mil.

Para o deputado do PT Afrânio Boppré, o governo aprovou seu projeto original graças ao “lobby” que fez com os deputados do PFL e do PP. “Já esperávamos o resultado da votação, mas a estratégia do governo foi lamentável”, disse.

Durante os discursos no plenário, a oposição denunciou que o governo teria cooptado parlamentares dando-lhes em troca dinheiro e verbas de subvenção social. A crítica era dirigida aos deputados que mudaram de posição nos últimos dias.

O deputado Afrânio Boppré disse que espera a mobilização dos servidores estaduais, que não ficaram satisfeitos com o aumento aprovado. O sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) não descarta a possibilidade de paralisar as atividades no início do ano letivo se o governo não incorporar os abonos ao salário.

Os servidores começarão a receber o reajuste a partir da próxima semana, quando provavelmente as leis serão publicadas no Diário Oficial.

Fonte: Universidade Aberta On Line