Escritor chileno Oscar Aguilera compõe poesia falando das manifestações em Floripa


Por Janice Miranda
Jornalista do SEEB FLoripa

A Semana Pablo Neruda, evento que festeja os 100 anos do nascimento do poeta chileno começou ontem, dia 6 e vai até o próximo domingo dia 11, em Florianópolis. Na abertura que aconteceu ontem à noite no Teatro do CIC, mais de mil pessoas se emocionaram com a apresentação do grupo Pesquisa Teatro Novo e da Banda Vientosur, seguida de uma festa latina no Café Matisse.

O escritor chileno Oscar Aguilera, um dos palestrantes do Encontro de hoje marcado para às 18h30min no auditório da Reitoria da UFSC, inspirado pelas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus acaba de compor, na sede do Sindicato dos Bancários (SEEB Floripa) uma poesia para Florianópolis (leia abaixo). Junto com Aguilera, o historiador Waldir Rampinelli também fala sobre os aspectos políticos e literários da obra de Pablo Neruda, escritor que, como poucos, cultivou as duas tradições principais da arte poética: a libertária e a estética.

A Semana Pablo Neruda tem por objetivo promover a integração cultural latino-americana numa perspectiva socialista. A promoção é do Jornal Brasil de Fato, com patrocínio da Eletrosul, e apoio do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, Sinergia, Sintufsc, Apufsc, Aprasc, Sindaspi, Sindprevs, Sindpd e do Grupo de Pesquisa Teatro Novo, dirigido por Carmem Fossari. Confira a programação e participe da Semana Pablo Neruda.

FLORIANOPOLIS AL CENTRO DE LAS ESTRELLAS

Atlántica belleza
dibujada en el mar
con leve arquitectura
Florianópolis gira
y se mantiene eterna
Atlántica en el mar,
continente asombrado,
centenario poema
con nombres
de esperanza

Estudiantes rebeldes
retardan los motores
de la eterna injusticia
y agitan las banderas
de un futuro que nace.

Retorna la amistad…

Florianópolis canta
una Internacional
convocada de suenos.

La alegría es un rumbo
trazado acá en la isla.

Pablo Neruda vuelve
a mirar sus estrellas…

Oscar Aguilera
Florianópolis
Julio 2004-

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PABLO NERUDA:

Dia 7 de julho (quarta-feira) – Palestra no auditório da Reitoria da UFSC, às 18h30min, com o escritor chileno Oscar Aguilera e o professor Waldir Rampinelli da UFSC sobre Neruda.

Dia 8 de julho (quinta-feira) – Filme Chove sobre Santiago, às 19h, no Sindicato dos Bancários – SEEB Floripa -(Rua Visconde de Ouro Preto, 308, Centro).

Dia 9 de julho (sexta-feira) – Filme O Carteiro e o Poeta, às 19h e confraternização nos SEEB Floripa.

Dia 10 de julho (sábado) – Banda Vientosur, Grupo Teatral Artesãos de Dionisio e malabares, a partir das 14h, na Escola Lúcia do Livramento Mayvorne (Rua General Vieira da Rosa, 1050 – no Maciço do Morro da Cruz)

Dia 11 de julho (domingo) – Banda Vientosur, Grupo Teatral Artesãos de Dionisio e malabares, às 14h na pracinha da Lagoa.

Fonte: SEEB Floripa