Encontro Nacional Sindical define calendário de mobilizações

Por Marcela Cornelli

Neste último final de semana, 13 e 14 de março, 1.800 trabalhadores, de diversos lugares do país, participaram do Encontro Nacional Sindical, no Centro de Treinamento da CNTI, em Luziânia (GO). O evento teve como tema principal as reformas sindical e trabalhista, que estão sendo discutidas pelo Fórum Nacional do Trabalho, com a participação da CUT e de outras centrais sindicais.

Os debates dos dois dias foram conduzidos pelos representantes das entidades sindicais que estiveram à frente da organização do encontro. A Fenajufe, junto com outras entidades dos servidores federais, como Andes/SN, Sinasefe, Fenasps, Unafisco Sindical e Condsefe, participou da organização. O diretor Démerson Dias, da Fenajufe e do Sintrajud/SP, participou da mesa de abertura do Encontro Sindical e Caio Teixeira, da Fenajufe e do Sintrajusc, esteve na mesa que debateu conjuntura nacional, no sábado.

No domingo, os debates foram especificamente sobre o tema central do Encontro, com a participação de representantes da CUT.

De acordo com o diretor da Fenajufe e do Sintrajud/SP, José Carlos Sanches, o Encontro Nacional Sindical foi bastante propositivo, que segundo ele “superou a expectativa do número de delegados”. Ele se refere ao grande número de participantes, bem maior do que o esperado pela organização.

Além de servidores públicos federais, o evento na CNTI contou com a participação de categorias dos serviços públicos estaduais e municipais e da iniciativa privada. Ao final do encontro, na tarde de domingo, os participantes aprovaram as resoluções, com um calendário de atividades de mobilização. Confira o que foi aprovado.

– Março e abril – Realização de encontros sindicais nos estados e de seminários, debates e plenárias sobre a reforma Sindical;

– 1º de Maio – Participação nas atividades do Dia do Trabalhador, em todos os estados, pautando a reforma sindical;

– 2ª quinzena de maio – Realização de manifestações nos estados, ampliando a participação dos sindicatos de base;

– Junho – Ato em Brasília contra a reforma Sindical proposta pelo Fórum Nacional do Trabalho “Pela Reafirmação da Liberdade de Organização Sindical”;

Os delegados também aprovaram assumir, neste calendário, as atividades da Campanha contra a Alca, a Dívida e o FMI e as campanhas salariais de diversas categorias que estarão em luta neste período.

Fonte: FENAJUFE