Encontro de Comunicação será transmitido ao vivo pela Rádio Fenajufe

Os interessados nos temas que envolvem a comunicação e que não puderem ir a Manaus poderão acompanhar todas discussões do 5º Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe, que será na próxima quinta-feira, 4 de junho. Todos os debates serão transmitidos pela Rádio Fenajufe, que pode ser acessada pelo link disponível na página da Federação ou direto pelo endereço: http://www.fenajufe.org.br/XV-Plenaria/radio.htm.

Para participar do encontro foram inscritas 72 pessoas, entre jornalistas, dirigentes sindicais, convidados e palestrantes, de todas as regiões do país. Também estão sendo esperados militantes dos movimentos sociais do Amazonas, que lutam pela democratização da comunicação e que participam da Comissão Estadual Pró Conferência de Comunicação; além de alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas [UFAM].

Com o tema “Construindo a 1ª Conferência Nacional de Comunicação”, o encontro deste ano terá o objetivo central de debater a participação da Fenajufe, dos sindicatos de base e dos servidores do Judiciário Federal e MPU no processo de organização e elaboração da Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro deste ano.

Com o seu 5º Encontro, a Fenajufe pretende envolver os sindicatos e a categoria nas discussões dos temas que estarão na pauta da Conferência, como: concessões dos canis de rádio e TV, convergência digital, comunicação pública, estatal e privada, controle público e social do conteúdo da programação dos meios de comunicação, concentração de propriedade dos meios, legislação, entre outros pontos. O assunto será abordado nos painéis A Conferência Nacional de Comunicação e a importância do engajamento dos movimentos sociais e sindical nesta luta e Os desafios da comunicação alternativa e popular na mídia eletrônica.

Além dos assuntos referentes à 1ª Conferência Nacional de Comunicação, o 5º Encontro da Fenajufe terá o painel Comunicação Pública e imprensa Sindical, momento em que os participantes poderão debater a importância dos canais de TV públicos, conteúdo de sua programação e também a comunicação produzida atualmente pelas organizações dos trabalhadores.

A coordenadora Sheila Tinoco, que tem representado a Fenajufe nas reuniões da Comissão Nacional Pró-Conferência, ressalta a importância de todos participarem desse debate e espera que os sindicatos enviem para o encontro não somente os diretores de comunicação e os jornalistas, como também os diretores de outras áreas dos sindicatos. O objetivo, de acordo com ela, é garantir, a partir do Encontro de Comunicação, o envolvimento de todos os sindicatos na organização das conferências estaduais que serão realizadas antes da Conferência Nacional, em dezembro.

Confira abaixo programação do 5º Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe.

04/06/09 – [quinta-feira]

09h30 – Abertura e apresentação do Clipe

10h00 – A Conferência Nacional de Comunicação e a importância do engajamento dos movimentos sociais e sindical nesta luta
· Comissão Amazonense Pró-Conferência de Comunicação – Moisés Aragão