Em todo país, servidores federais fazem manifestações no dia da mentira

Por Marcela Cornelli

Hoje é dia da mentira e dia das diversas categorias do funcionalismo público federal se organizarem em manifestações para protestar contra a “as mentiras do governo” em relação à pauta de reivindicações da campanha salarial dos SPF’s. A realização de atos públicos foi aprovada na última Plenária Nacional, no dia 16 de março, para marcar o lançamento da campanha nos estados. No entanto, após o anúncio do governo de reajuste linear zero e de reajuste diferenciado para alguns setores do funcionalismo, os servidores decidiram dar às manifestações o caráter de protesto e de indignação.

Na base da Fenajufe, vários sindicatos estão participando hoje de atos unificados com outras categorias de servidores federais. Em alguns estados, as atividades são também em conjunto com servidores estaduais e municipais.

Dentre os estados que marcaram protestos, estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Mato Grosso. Em alguns, a categoria vai fazer paralisações parciais, de uma a duas horas.

Dia 14 será o Dia da Resposta
Na última Plenária Nacional dos SPF’s, os delegados também aprovaram paralisação de 24 horas no dia 14 de abril. As entidades nacionais estão reforçando com seus sindicatos de base que façam assembléias com a categoria para definir sobre a participação na greve de um dia. A Fenajufe orienta que os sindicatos joguem bastante peso a esta atividade.

Na reunião de ontem da Cnesf, onde os representantes dos servidores fizeram uma avaliação sobre o resultado do último encontro da Mesa Nacional de Negociação Permanente, foi definido que o dia 14 será o Dia da Resposta. O objetivo é mostrar a toda a sociedade a indignação dos servidores federais com o descaso do governo diante das reivindicações contidas na pauta da campanha salarial 2004. Neste dia, as entidades da Cnesf pretendem mostrar a disposição em deflagrar uma greve por tempo indeterminado, caso não seja atendida a pauta de reivindicações.

Fonte: FENAJUFE