Em reunião com o deputado Pedro Uczai (PT), articula-se Audiência Pública para a manutenção da 3ª Vara do Trabalho em Criciúma

O Sintrajusc reuniu-se com o deputado federal Pedro Uczai (PT) nesta quarta-feira (8) para falar sobre a permanência da 3ª Vara do Trabalho em Criciúma, que vem mobilizando o Sindicato e várias entidades desde maio. Entre os encaminhamentos está prevista a realização urgente de Audiência Pública, com data a ser marcada, a possibilidade de pautar o assunto no Fórum Parlamentar Catarinense e a necessidade de ampliar a adesão de entidades locais e estaduais para que se manifestem junto ao TRT-SC.

Nas falas, foi dito que a luta mais ampla é pela valorização da Justiça do Trabalho, há muitos anos ameaçada, e sendo assim é preciso criar mais varas do trabalho, como em Itapema, que reivindica uma unidade, e não simplesmente transferir unidades de um lugar para outro como planeja a Administração do Tribunal.

Participaram, pelo Sintrajusc, as coordenadoras Denise Zavarize, Cristina Assunção, Maria José Olegário e o coordenador Miguel Nápoli, a presidente da Amatra-12, Patrícia Pereira de Sant’Anna, o representante da OAB em Criciúma, Rodrigo Custódio de Medeiros, e servidoras do Foro Trabalhista de Criciúma.

O Sintrajusc disse ao deputado que já se manifestou no PROAD nº 1.250/2022, do TRT-SC, e ressaltou que a mesma posição é defendida, além da Amatra-12, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Santa Catarina, todas no sentido de que a transferência trará impacto negativo para a região de Criciúma, com a perda da qualidade na prestação jurisdicional em razão da demora nos julgamentos pela sobrecarga que será gerada.

O Sintrajusc já se reuniu com a deputada Geovania de Sá (PSDB) e o deputado estadual Neodi Saretta (PT), e também articulou para que três Câmaras Municipais (Criciúma, Forquilhinhas e Içara) se manifestassem em defesa da permanência na 3ª VT em Criciúma.