Em reunião com a Fenajufe, Rosa Weber afirma que pedido de antecipação é justo e que será encaminhado para diretor-geral verificar a viabilidade

Na tarde desta terça-feira, 8, a Fenajufe reuniu-se com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, para tratar da antecipação da parcela da reposição salarial de 2025 para 2024, entre outros assuntos. A ministra afirmou que o pedido é justo e que encaminhará o assunto para o diretor-geral do STF, Miguel Ricardo de Oliveira Piazzi, verificar a viabilidade. A informação é de Fabrício Loguércio, diretor do Sintrajufe/RS e da Fenajufe, que estava presente no encontro. O dia da reunião com a presidente do STF foi definido pela federação como um dia nacional de luta pela antecipação da parcela da reposição salarial.

A reposição salarial foi aprovada para ser paga em três parcelas: 6% em fevereiro de 2023, 6% a partir de fevereiro de 2024 e 6,13% a partir de fevereiro de 2025. A antecipação minimizaria as perdas salariais, que já somavam mais de 30% de janeiro de 2019 a junho de 2023, por conta do reajuste zero do governo Bolsonaro.

A federação já está buscando agendar reunião com o DG para tratar dessa demanda. É importante lembrar que os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público da União têm prazo até dia 11 de agosto para apresentar suas propostas orçamentárias ao Ministério do Planejamento e Orçamento para garantir inclusão no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2024). Além disso, no dia 10 de agosto o governo federal deve apresentar uma proposta de reposição salarial ao funcionalismo federal.

Outras demandas

Na reunião com a presidente do STF, nesta terça-feira, 8, a Fenajufe entregou à ministra uma pauta com onze itens de pauta da categoria. Além da antecipação da parcela salarial, constavam assuntos como reajuste e uniformização de benefícios (auxílios saúde, alimentação e pré-escolar), reenquadramento de auxiliares e garantia de assento de servidores e servidoras no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com informações do Sintrajufe/RS