Em lançamento histórico, candidaturas assinam compromisso com o serviço público

Cerca de 50 candidatos e candidatas às eleições 2022 comprometeram-se em defender o serviço e os trabalhadores públicos ontem (13/09), em evento histórico e lotado no auditório do SINJUSC, durante o lançamento da Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público para as eleições de 2022. Pelo Sintrajusc, esteve presente a coordenadora Maria José Olegário.

Todos os políticos que concorrem às eleições em nível estadual e federal foram abertamente convidados. Veja ao final dessa matéria os nomes de quem declarou apoio. Além dos candidatos, participaram lideranças de vários sindicatos e outros apoiadores que acompanharam o evento de forma online. Reveja a transmissão AQUI.

A plataforma, construída pelo Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, do qual o Sintrajusc faz parte, traz 7 eixos principais com o objetivo de reconstruir o serviço público no Brasil.  Além de ser um documento (acesse na íntegra) que pode ajudar na escolha de políticos comprometidos com as pautas do movimento sindical, ainda serve como parâmetro quais candidatos estão comprometidos com o serviço público.

O presidente do SINJUSC, Neto Puerta, que conduziu a solenidade ao lado da professora e sindicalista Elenira Vilela, destacou a importância da adesão de todos os(as) candidatos(as) aos compromissos estabelecidos:

“Na reforma administrativa, queriam convencer nós, trabalhadores públicos, e população, de que ela era boa. Ela retirava direitos, precarizava o serviço e as condições de trabalho e mesmo, assim, defende o governo e seus aliados, que a proposta é boa. Mas nem todos os políticos são assim. Sim, nós temos boas candidaturas para escolher e, o Fórum Catarinense elaborou essa plataforma, justamente, para saber quem são as candidaturas que se comprometem com o serviço público”.

ESCOLHA BEM SEUS CANDIDATOS

Nas falas de praticamente todos presentes foi reforçado que a plataforma convoca os trabalhadores à reflexão da consciência de eleger candidaturas que assumam, verdadeiramente, o compromisso de um projeto voltado a atender as políticas públicas na implementação das pautas de interesse da classe trabalhadora.

As eleições de 2022 representam uma oportunidade histórica para mudanças de rumo no país, com a implementação de políticas públicas que defendam, entre outras pautas, a democracia e a soberania nacional, valorizem e fortaleçam o serviço público, estabeleçam a melhoria das condições de trabalho com a implementação de salários dignos para a classe trabalhadora, restabeleçam os direitos previdenciários e sociais, bem como busquem a garantia da dignidade da pessoa humana.

QUEM FOI QUEM

Durante o evento foi reforçado, também para somar na tarefa do voto consciente, a plataforma do DIAP “Quem foi Quem”, que disponibiliza os votos de deputados federais e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade. Como exemplos: o candidato Darci de Matos (PSD) votou 88.89% contra os trabalhadores; a Angela Amin (PP) votou 90% contra e, Caroline Titone (PL), votou 100% das vezes contrataria aos interesses das categorias.

PARA NÃO ESQUECER A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Surdos às ruas, 31 deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovaram a reforma da previdência. Apenas 9 deputados votaram contra as mudanças aprovadas, as mais duras já feitas na previdência do funcionalismo público e, o governador Móises, que tenta a reeleição com voto dos servidores, avisou na ocasião que faria outras reformas. REVEJA AQUI OS DEPUTADOS QUE CONFISCARAM O SALÁRIO DOS APOSENTADOS!

Candidaturas presentes que se comprometeram a apoiar a plataforma:

GOVERNO DO ESTADO

BIA VARGAS- VICE DE DÉCIO LIMA (PT)

JORGE BOEIRA (PDT)

SENADORES

AFRÂNIO BOPPRÉ (PSOL)

JOSÉ FRITSCH (PT) – 1º SUPLENTE – DÁRIO BERGER

DEPUTADOS FEDERAIS

CARLA AYRES (PT)

KEREXU EUNICE ANTUNES (PSOL)

PEDRO UCZAI (PT)

GIOVANA VITO MONDARDO (PC DO B)