Em dois dias no Senado, reforma da Previdência já recebeu 12 emendas

Por Marcela Cornelli

No segundo dia de tramitação no Senado, a reforma da Previdência já recebeu doze emendas sugerindo alterações no texto aprovado pelos deputados. A maior parte delas – oito no total – foi apresentada pelo senador José Jorge (PFL/PE). Outras duas foram apresentadas pelo senador Álvaro Dias (PSDB/PR), além de uma do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) e César Borges (PFL/BA). Até sexta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a reforma tramita no Senado, recebe emendas.

O relator da Comissão, senador Tião Viana (PT/AC), não adiantou quando pretende apresentar seu parecer. “O prazo quem dirá são os senadores”, disse. Sobre a possibilidade de acolher as sugestões feitas nas emendas – em especial as que dizem respeito à fixação de um subteto único para o funcionalismo estadual – Viana voltou a afirma que considera o texto aprovado na Câmara bom o suficiente.

Além das emendas já apresentadas, a CCJ aguarda a chegada das sugestões do primeiro vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT/SP), que quer modificar as regras de transição, o subteto do funcionalismo dos estados, a paridade entre salários de servidores da ativa e aposentadorias, além de propor a supressão da taxação dos inativos.

Fonte: Agência Brasil