Servidores querem audiências sobre reforma na CCJ

Por Janice Miranda

Na reunião que os dirigentes das entidades nacionais da Cnesf tiveram ontem à tarde com o senador Paulo Paim, como representante da Frente Parlamentar, foi discutida a possibilidade de realização de audiências públicas sobre a reforma da Previdência no Senado. O objetivo dos representantes dos servidores é o de garantir, pelo menos, quatro audiências na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde a PEC 40 está tramitando. Paulo Paim firmou o compromisso de levar essa proposta aos membros da Comissão.

Também ficou acertado a realização de doze audiências públicas com os senadores nos Estados. O vice-presidente do Andes, José Domingues Godoy, informou que essas reuniões terão de ser garantidas e agendadas pelos sindicatos de base e deverão ocorrer todas no mesmo dia para que aconteça uma mobilização nacional dos servidores federais junto aos senadores.

Na reunião, o senador Paulo Paim afirmou que fará tudo para conseguir mudanças no projeto. No entanto, segundo Domigues, ele ressaltou que o governo vai querer passar o “rolo compressor”, como fez na Câmara dos Deputados.

As entidades sindicais que vão apresentar emendas ao projeto no Senado tentarão marcar para hoje ainda um encontro com o senador José Sarney, presidente da Casa. Dentre essas entidades, estão os sindicatos de outras categorias que não fazem parte da Cnesf.

Também ficou confirmado na reunião de ontem um seminário nacional sobre a reforma da Previdência com intelectuais de esquerda no dia 23 de setembro, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. O dirigente do Andes ressalta que a expectativa da Cnesf é conseguir um espaço dentro do Senado para discutir a reforma com os parlamentares e tentar derrubar o projeto. Para isso, ele garante que os servidores vão continuar mobilizados e em estado de greve.

Fonte: FENAJUFE