Dirigentes sindicais atuam na Câmara para aprovar PL das centrais

Na manhã de quarta-feira [13], dirigentes das centrais sindicais se reuniram com os líderes da Câmara dos Deputados. A intenção das lideranças é acumular forças para que possam aprovar o texto que foi aperfeiçoado no Senado do PL 1.990/07, que regulamenta as centrais sindicais.

Além dos líderes das bancadas partidárias, a reunião contou com a presença do líder do Governo na Casa, Henrique Fontana [PT/RS], que demonstrou interesse em agilizar a votação da proposta e também em buscar mais coesão na base, que na primeira votação do projeto na Casa deixou a desejar.

Para os representantes do movimento sindical, a questão que traria maior polêmica – a questão da contribuição sindical – já está resolvida. O Governo está negociando com as centrais um projeto que será enviado ao Congresso Nacional, que visa substituir o atual modelo de custeio do movimento sindical.

Redução da Jornada
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia [PT/SP], também recebeu os dirigentes sindicais e declarou apoio ao movimento e suas reivindicações.

Entre as reivindicações dos dirigentes, está a criação da comissão especial para analisar a Proposta de Emenda a Constituição [PEC] 231/95, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas, outro tema que tratado na reunião.

Chinaglia adiantou na reunião que irá determinar que sua assessoria providencie a criação da comissão. Ao que tudo indica, o momento é propício para que os trabalhadores, por meio de seus representantes, avancem neste tema.

O líder do Governo já havia manifestado a sua posição com relação à redução da jornada de trabalho. “Esse é um tema que devemos discutir, pois os avanços na tecnologia nos obriga a uma readequação”, comentou Henrique Fontana sobre reformulação da mão-de-obra que passa pela redução da jornada, sem redução dos salários.

Fonte: Diap