Diretores do Sindjus-AL se reúnem com Gilmar Mendes no TJ-AL

O presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, foi recebido na manhã dessa terça-feira (01) em Maceió por uma grande manifestação em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas. Servidores do Judiciário Federal em greve foram logo cedo para a porta do tribunal, onde promoveram um apitaço e, com palavras de ordem, cobraram do ministro uma resposta concreta em relação à proposta de revisão salarial da categoria.

Como resultado das pressões os diretores do Sindjus-AL Marcos Robson e Paulo Falcão – também coordenador da Fenajufe, foram recebidos por Gilmar Mendes na sala de imprensa do TJ. Na oportunidade, os dirigentes sindicais explicaram as principais reivindicações da categoria e reforçaram o pedido para que o STF defina logo a proposta, baseada no texto fechado pelos presidentes dos tribunais superiores no dias 7 de outubro. Além disto, cobraram que o projeto final seja encaminhado de imediato ao Congresso Nacional.

De acordo com os diretores do Sindjus-AL, Mendes disse que apoia a reivindicação da categoria, mas que é contra o movimento grevista. Em sua fala, ele responsabilizou os servidores por qualquer dano que a população possa sofrer devido à greve no Judiciário Federal.

“O ministro se posou de bonzinho na frente da imprensa, nos culpando pela greve e por quaisquer problemas que venham acontecer. E nós explicamos para ele que o movimento só está acontecendo por falta de uma resposta concreta da cúpula do Judiciário”, afirma Paulo Falcão. De acordo com ele, as palavras de Gilmar Mendes na conversa de hoje foram no mesmo tom da audiência que teve com a Fenajufe no dia 18 de novembro.

Os dirigentes sindicais também criticaram, durante a reunião com o presidente do Supremo, a interferência da Frente Associativa dos Magistrados e Procuradores na luta dos servidores, o que barrou o andamento dos trabalhos no STF. “Explicamos para ele que a categoria não queria a greve, mas que esse movimento foi uma imposição do momento. Ele deixou claro que não tem pretensão de negociar com as entidades dos servidores, por isso o fortalecimento da greve é o nosso grande desafio no momento”, ressaltou Marcos Robson.

No ato em frente ao TJ, também participaram militantes de outras organizações sociais e entidades sindicais. Um grupo de jornalistas, liderado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, também marcou presença no ato, criticando a decisão do ministro Gilmar Mendes e do STF que caçou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Os jornalistas aproveitaram a oportunidade e declararam apoio à greve dos servidores do Judiciário Federal.

Os grevistas encerraram o ato com a seguinte palavra de ordem: “A greve continua, Gilmar a culpa é sua”.

Na tarde de hoje, o Sindjus-AL realiza mobilizações com os servidores do TRT e da Justiça Federal. O sindicato deverá marcar assembleias setoriais ainda esta semana.

Da Fenajufe – Leonor Costa