DIAP divulga lista dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional

Por Marcela Cornelli

Já em fase de conclusão, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) lança a 10ª edição dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional. A publicação demonstra quem são os operadores-chave do processo político-institucional-parlamentar. A lista divulga os nomes dos deputados e senadores que compõem a elite parlamentar do Congresso Nacional. Entenda-se por isso os parlamentares que vão além do papel institucional de apresentar proposições ao Poder Legislativo ou fiscalizar os atos do Poder Executivo, funções precípuas dos representantes do povo, no caso dos deputados e dos senadores, que além de fiscalizar os atos do Executivo também representam os Estados.

A publicação é coordenada por Antônio Augusto de Queiroz, Diretor de Documentação do órgão, que também faz as análises políticas. A lista dos “Cabeças” 2003 foi renovada em 40% em relação à edição anterior.

PSDB e PFL perdem a primazia
Na publicação anterior, os dois partidos que lideravam a lista com mais parlamentares influentes eram o PSDB e PFL, sendo o PT o principal partido de oposição na época. Com a vitória eleitoral de 12 meses atrás, dando ao Congresso Nacional um novo desenho, inverteram-se as posições. Agora, os tucanos ocupam um modesto quarto lugar. E o principal partido do governo Lula, o PT, lidera a lista, tendo o PFL, principal força de oposição, no segundo lugar do ranking. Em termos relativos, o PCdoB tem o melhor desempenho, com 40% dos membros de sua bancada figurando entre os 100 “Cabeças”.

No plano partidário a lista é composta por 23 parlamentares do PT, 18 deputados e cinco senadores; 19 do PFL, 13 deputados e seis senadores; 15 do PMDB, nove deputados e seis senadores; 14 do PSDB, nove deputados e cinco senadores; sete deputados do PTB; seis do PSB, cinco deputados e um senador; PCdoB, PP e PL, cada qual com quatro deputados; três do PDT, dois deputados e um senador; e um deputado do PPS.

Com informações do DIAP e do Portal Vermelho