Dia Nacional de luta em defesa do Serviço Público tem ato na UFSC e mobilizações em todo o país

Em dia nacional de luta em defesa do Serviço Público, servidoras e servidores públicos federais se reuniram em ato político na praça da cidadania da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis, em defesa da soberania nacional, das empresas estatais, educação e das trabalhadoras e trabalhadores do Serviço Público, com a valorização da carreira e recomposição salarial acima das perdas ocasionadas pela inflação nos últimos anos. A data também marca a retomada da luta contra à PEC 32 (reforma administrativa), gestada durante o governo Bolsonaro e revivida pelas mãos do presidente da câmara dos deputados Arthur Lira (Progressistas).

Foram marcados atos políticos, atividades e paralisações em todo o país. Na cidade de São Paulo houve greve conjunta dos metroferroviários (Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos-CPTM) e funcionários da Sabesp contra o plano de privatizações e terceirizações pretendidas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em Florianópolis, o ato político contou com ação de panfletagem e realização da Plenária dos Servidores Públicos Federais de Santa Catarina, que reuniu diversas entidades representantes das trabalhadoras e trabalhadores dos Serviços Públicos do estado. As coordenadoras Elça Faria e Denise Zavarize participaram representando a direção.

Em sua fala, a coordenadora Denise destacou a necessidade de união e conscientização da classe pela defesa dos direitos de todas e todos os trabalhadores, também citou as ações conjuntas que o Sintrajusc realizou com o SINDPD/SC (Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina), representante dos trabalhadores terceirizados do TRE-SC, para buscar melhores condições de trabalho para os/as servidores e terceirizados/as. “Há cada vez mais trabalhadores terceirizados ocupando funções de nível técnico/médio no serviço público e muitas vezes eles são invisíveis e passam por condições muito ruins de trabalho”. Denise também denunciou os ataques diários à luta sindical, trazendo o caso de Palhoça-SC, onde entrou em pauta na câmara municipal um projeto de lei que visa tirar o financiamento público municipal do dirigente sindical. “O que aconteceu conosco em nível federal está acontecendo agora no municipal. É a segunda vez em dois meses no estado, antes foi Criciúma, e isso vai se espalhar”.

A semana de mobilização continua nesta quarta-feira (04), com ato político do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público, que reúne mais de 100 entidades do estado, na Assembleia Legislativa (Alesc). No sábado (07), haverá plenária nacional dos Servidores Públicos Federais em Brasília.

Não à PEC 32

É fundamental a união das servidoras e servidores públicos para derrotar qualquer iniciativa da retomada da tramitação e aprovação da reforma que visa destruir o funcionalismo e retirar os direitos da população de ter acesso aos serviços básicos como saúde, educação e justiça. Precisamos nos unir em defesa dos serviços públicos, do concurso público, estabilidade e do funcionalismo como um todo.