“Democratizando as Relações no Mundo do Trabalho”, será tema de seminário nacional da CUT

Por Marcela Cornelli

A CUT realizará nos próximos dias 01 e 02 de setembro em Brasília o Seminário Nacional “Democratizando as Relações no Mundo do Trabalho”. Segundo a CUT, a Central quer desenvolver um plano de trabalho, em âmbito nacional, que dê conta das ações prioritárias contidas no Plano de Lutas aprovado no último CONCUT: “Organizar um fórum nacional em defesa dos demitidos e perseguidos políticos pelo estado e empresas privadas, incorporando a Comissão Nacional de Anistia dos Trabalhadores nas Estatais e Serviço Público, visando o combate à perseguição de companheiros/as da classe trabalhadora. (…) Além de apreciar os processos já existentes e julgar eventuais perseguições políticas e ideológicas, uma das finalidades do fórum é propor mecanismos na legislação trabalhista que coíbam a perseguição e o assédio moral aos trabalhadores/as e as demissões de dirigentes sindicais, cipeiros, (…) denunciando as irregularidades, injustiças e perseguições ao Ministério do Trabalho, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), ao Congresso Nacional e ao Ministério da Justiça”.

O público alvo são dirigentes sindicais e as inscrições podem ser realizadas até 23 de agosto, junto às CUTs Estaduais.

Fonte: CUT Nacional