Delegados fazem balanço sobre atuação da Fenajufe

Na tarde dessa terça-feria [30], a plenária final votou as resoluções sugeridas pelos grupos de trabalho, sobre o tema balanço da atuação da Fenajufe. Três propostas foram apresentadas e a resolução aprovada pelos delegados foi a defendida pela coordenadora da Fenajufe e presidente do Sintrajufe-PE Jacqueline Albuquerque. Ela ressaltou que a Fenajufe, mesmo com suas divergências internas, conseguiu encaminhar as decisões aprovadas no 6º Congrejufe, realizado em Gramado, em março de 2007.

“Nossa Federação não deixou de lado as lutas gerais da categoria nesse período, nem as demais lutas em favor dos trabalhadores. Participou de diversas marchas, organizadas pela Central Única dos Trabalhadores [CUT] e outras centrais. A Fenajufe cresceu muito, hoje somos quase 600 reunidos nesse congresso”, declarou. A coordenadora salientou que, mesmo tendo sido priorizada recentemente a proposta de revisão salarial, a discussão do plano de carreira não foi abandonada.

O texto defendido pela dirigente afirma que é preciso haver “um acompanhamento mais próximo das entidades filiadas e coletivos criados, visando uma ação sintonizada para o fortalecimento de nossa Federação”.

Nas outras teses defendidas, destaque para os temas de políticas permanentes discutidos pelo Grupo 9. “Dentro das teses específicas, discutimos muitos temas que achamos que nossa federação precisa refletir para avançar. Para nos fazermos presentes, é preciso democratizar internamente, respeitando os sindicatos de base”, apontou Zé Oliveira, ao apresentar o texto.

O coordenador geral Cláudio Klein, que defendeu a terceira proposta de resolução, argumentou, em seu balanço, que uma questão concreta é que “a Federação está indo por um caminho oposto ao da luta, priorizando a negociação”.

Unidade da categoria e debate sobre carreira
À resolução base, mais três textos sobre balanço foram aprovados pelo delegados na plenária desta terça-feira. Um deles reforça o importante papel desempenhado até hoje pela Fenajufe e o desejo de “uma perspectiva de unidade da categoria, apesar da diversidade de pensamentos e correntes”. O outro texto indica que, até no máximo dois meses depois da aprovação dos PL’s 6613/09 e 6697/09, a Federação convoque reunião ampliada, tendo como pauta o Plano de Carreira. Na ocasião, deverá ser elaborado um plano de ação para que a nova diretoria da Fenajufe, em conjunto com os sindicatos do país, retome o debate sobre as questões que envolvem a carreira.

Outros itens abordam a comunicação efetiva da Federação com as bases; a necessidade de acompanhamento, no Congresso, por parte da Fenajufe dos Pls que revisam os PCSs da categoria; a necessidade de ampliar o tempo para debater melhor o Plano de Carreira e mais transparência nas negociações com a cúpula do Judiciário.

Simone Faustine – De Fortaleza