Debate na TV sobre concessões de canais marca Dia Contra Baixaria

Neste domingo (21) se comemora o Dia Nacional Contra a Baixaria na TV. E o tema da campanha, este ano, é a renovação das concessões de Rádio e TV. O assunto será tratado no programa Ver TV especial deste domingo, às 13h, ao vivo. O programa será transmitido simultaneamente por uma rede de emissoras educativas e legislativas, além da TV Câmara, TV Justiça e TV Nacional.

 

 

O debate contará com as presenças do jornalista César Bolaño; a deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG) e Paulo Roberto Vieira Ribeiro, vice-presidente de Programação da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).

O VER TV especial terá ainda participações de representantes de movimentos sociais e minorias em diversos pontos do país. Eles vão dizer se as emissoras comerciais, que detém as concessões públicas, os retratam ou não em suas programações. De Mato Grosso, será discutida a questão dos índios na mídia. De São Paulo, as mulheres. Da Bahia, as minorias sexuais. Do Ceará, os jovens. E, do Rio Grande do Sul, os negros.

 

A apresentação é de Lalo Leal, sociólogo, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O objetivo é conscientizar a população a participar do esforço por uma televisão mais comprometida com a ética, a qualidade e a diversidade, uma TV que respeita o direito humano à comunicação.

 

A campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” defende como principal critério para as outorgas e renovações das concessões públicas a democratização e uma programação educativa, artística, cultural e informativa que promova a cultura nacional e regional; que estimule a produção independente, a regionalização da produção cultural e que respeite os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

A campanha é promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, juntamente com mais de 60 entidades.

Como Sintonizar a TV Câmara A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 113 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo.
Para assistir pela Internet, acesse:
http://www.tv.camara.gov.br

Fonte: Agência Brasil