Data da Reunião Ampliada da FENAJUFE é alterada para 2 de maio

A Diretoria Executiva da Fenajufe, reunida nesta quarta-feira [14] na sede da Federação, após avaliar o resultado da sessão da Comissão de Trabalho da Câmara, decidiu alterar a data da reunião ampliada para o dia 2 de maio. Prevista inicialmente para ocorrer em 24 de abril, a ampliada do dia 2/05 terá o objetivo de avaliar as mobilizações em todo o país, o resultado da audiência pública sobre o PL 6613/09, marcada para 27 de abril, e também a sessão da CTASP do dia 28, que deve votar o PCS do Judiciário Federal.

A sessão de ontem [14] da Comissão de Trabalho aprovou o PL 6697/09, de revisão do Plano de Cargos e Salários do MPU, mas não votou o projeto que revisa o PCS do Judiciário, pois o relator deputado Sabino Castelo Branco [PTB-AM] mais uma vez não apresentou o seu parecer referente ao projeto. Além disso, por insistência do vice-líder do governo na Casa, deputado Luiz Carlos Busato [PTB-RS], foi marcada uma audiência pública para o dia 27 de abril que debaterá o PL 6613/09. O presidente da Comissão, deputado Alex Canziani [PTB-PR], também se comprometeu a colocar o projeto na sessão do dia 28 de abril.

Os novos coordenadores da Fenajufe, eleitos no 7º Congrejufe, aprovaram, também, a realização do Dia Nacional de Lutas nos Estados em 27 de abril e ainda orientar que os sindicatos enviem representantes para Brasília dias 27 e 28 para acompanhar a audiência pública e a sessão da Comissão de Trabalho. Com esse novo calendário, a Fenajufe espera que a categoria intensifique as mobilizações nos Estados, preparando a deflagração da greve nos dias 5 e 6 de maio, e também pressione os deputados aqui em Brasília para que votem logo o PCS do Judiciário Federal.

“Estamos preocupados com essa demora na votação do projeto do Judiciário. Na sessão de ontem [14] pudemos confirmar que ainda existe uma parcela da base aliada do governo que tem restrições à aprovação do plano”, avaliou Jean Loiola, coordenador de plantão em Brasília. Para ele, a aprovação do PCS do MPU já foi um avanço, mas, por outro lado, a tentativa, por parte de alguns deputados da base governista, de emperrar o PCS do Judiciário é sinal de que os dois projetos ainda enfrentarão dificuldades para a sua aprovação. “A nossa tarefa no momento é preparar uma greve forte em todo o país para pressionar o STF e a PGR a finalizar as negociações junto ao Executivo e ao Legislativo”, pontuou.

De acordo com os coordenadores da Fenajufe a alteração da data da ampliada se explica devido à possibilidade de o PL 6613/09 ser votado na sessão de 28 de abril. “Com essa nova data, poderemos avaliar como foi o Dia Nacional de Luta, o resultado dos trabalhos aqui em Brasília e também definir os rumos da nossa campanha”, explica Jean, que ressalta a manutenção do indicativo de greve para os dias 5 e 6 de maio.

A Diretoria Executiva da Fenajufe se reunirá novamente em Brasília no dia 28 de abril, à tarde.Da Fenajufe – Leonor Costa