CUT tem audiência com Lula nesta quarta

Por Marcela Cornelli

O presidente nacional da CUT, Luiz Marinho, e demais membros da Executiva Nacional da Central, terão audiência com o presidente Lula, nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, às 17 horas. Na pauta estão a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos.
Pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrando que o desemprego voltou a crescer para o patamar recorde de 13% em agosto, motivou o presidente da CUT a solicitar audiência com o presidente da República.
Para Marinho, a taxa crescente do desemprego comprova a necessidade de adoção de medidas emergenciais, pelo governo federal, para aliviar os efeitos do desemprego elevado nas maiores cidades do país.

Segundo o presidente da CUT, entre as medidas que poderiam ser adotadas, está a criação de frentes de trabalho, com grandes obras públicas, nos grandes centros urbanos, “para amenizar a situação do desemprego”, diz.
Marinho afirmou que as frentes de trabalho poderiam utilizar a mão-de-obra de desempregados em obras emergenciais, como saneamento básico e obras de infra-estrutura. A CUT e as centrais sindicais também elaboraram um documento intitulado “A Pauta do Crescimento – Propostas das Centrais Sindicais”, e a apresentaram ao Conselho Econômico e Social da Presidência da República um documento contendo 21 propostas que “contribuem para a retomada do crescimento econômico e a geração de postos de trabalho”. O Conselho ainda não discutiu o documento das centrais.

Fonte: CUT Nacional