CUT defende fim da repressão e negociação na Bolívia

Por Marcela Cornelli

Leia abaixo nota oficial da CUT sobre a situação na Bolívia:

NOTA À IMPRENSA

CUT defende fim da repressão e negociação na Bolívia

Diante das dezenas de mortos e feridos vitimados pelos conflitos que tomaram conta da vida política da Bolívia nos últimos dias, a Central Única dos Trabalhadores vem a público protestar para que se ponha fim, imediatamente, à violência que o governo boliviano vem praticando contra o povo daquele país irmão.

Nós sabemos, e o povo boliviano também o sabe, por experiências próprias, que a violência governamental nunca resolveu os problemas sociais e políticos que costumam levar os povos a rebeliões e protestos.

Sabemos que a solução para os conflitos políticos é quase sempre resultado do diálogo e da negociação envolvendo organizações sociais e políticas que compõem a sociedade. Também sabemos que a impunidade apenas ajuda a alimentar o círculo vicioso da violência. Neste sentido, no caso da Bolívia, vale lembrar os crimes ainda impunes verificados em La Paz, nas jornadas de fevereiro último, quando 23 cidadãos foram assassinados durante protestos pacíficos organizados pela população boliviana.

Frente ao exposto, a CUT quer manifestar sua solidariedade militante para com o povo boliviano e conclamar governos e povos de todo o mundo, em particular os povos latino-americanos, a estarem vigilantes e cobrar das autoridades da Bolívia seu compromisso com a salvaguarda dos direitos humanos, civis e políticos daquele povo irmão.

Luiz Marinho
Presidente Nacional da CUT

Fonte: CUT Nacional