Manifestantes bloqueiam ruas em Honduras contra o FMI

Por Marcela Cornelli

Milhares de manifestantes bloquearam hoje (14/10) as ruas de sete cidades de Honduras para exigir que o governo não assine um novo acordo econômico com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em apoio, 30.000 professores, médicos, enfermeiros e operários paralisaram suas atividades.

As passeatas foram organizadas pelo chamado Bloco Popular (BP) e o Partido da Unidade Democrática, ambos de esquerda, coincidindo com a chegada na segunda-feira de uma missão do Fundo que vai avaliar a economia do país.

As mobilizações ocorreram em Tegucigalpa, San Pedro Sula, El Progreso, Tocoa, Siquatepeque, Santa Rosa de Copán e Santa Bárbara. “Os protestos crescerão… e pararemos até que o governo aceite nossas exigências”, acrescentou.

O governo pretende assinar em 2003 um novo acordo de três anos com o FMI, que substituirá o que expirou em dezembro. O processo, entretanto, foi interrompido porque Honduras não cumpriu as metas do acordo anterior, assinado em setembro de 2001, de baixar de 5% para 2,5% o déficit fiscal e sanear as contas públicas. Honduras enfrenta graves problemas econômicos pela queda dos preços de seus principais produtos de exportação: café, banana e camarão.

Fonte: Site Último Segundo