CUT critica aprovação no Senado de emenda à reforma da Previdência que visa privatizar o SAT

Por Marcela Cornelli

Leia abaixo nota oficial da CUT criticando aprovação no Senado de emenda à reforma da Previdência que visa privatizar o SAT

“Senado ameaça privatizar o SAT

Para a Central Única dos Trabalhadores, a decisão de ontem do Senado Federal em relação ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) é inaceitável do ponto de vista dos direitos trabalhistas e representa um verdadeiro retrocesso democrático em nosso País. Em votação realizada ontem a maioria dos senadores aprovou um destaque à Reforma da Previdência que retira do INSS a reserva de cobertura do SAT.

Para a CUT, num país que se registra seguidos recordes de acidente de trabalho, é inaceitável que se pense em oferecer a administração do seguro contra o acidente de trabalho a partir da ótica dos interesses privados. A saúde do trabalhador, num país civilizado, não pode ser mercadoria a ser disputada pela gana de lucros.

Para a CUT, finalmente, a decisão representa também um retrocesso democrático, porque singnifica que o Senado se rendeu diante do lobby do sistema financeiro em detrimento da salvaguarda dos interesses dos trabalhadores brasileiros.

Diante disto, a CUT exige do Senado brasileiro providências com vistas a rever esta decisão.

São Paulo, 28 de dezembro de 2003

Luiz Marinho
Presidente Nacional da CUT”

Fonte: CUT Nacional