CUT/Brasil solidariza-se com Chavez

A solidariedade internacional vai se revelando como uma reserva da revolução bolivariana na Venezuela, na campanha do referendo de 15 de agosto. Na medida em que se aproxima a data da consulta às urnas, manifestos, declarações e abaixo-assinados, além do envio de numerosos observadores internacionais, expressam o apoio da humanidade progressista e em especial da América Latina em apoio à permanência do presidente Hugo Chávez, iniciador do processo mudancista no país sul-americano. Veja a nota aprovada pela direção nacional da Central Única dos Trabalhadores/Brasil:

“No próximo dia 15 de agosto acontecerá na Venezuela um referendum para que o povo decida sobre a continuidade, ou não, do mandato do presidente Hugo Chávez.
A eleição do presidente Chávez ocorreu no contexto de recusa aos projetos neoliberais dominantes nos anos 90, enfrentaram por parte dos nossos povos em processos eleitorais recentes.
Seu governo iniciou um conjunto de reformas políticas e sociais que enfrentaram acirrada oposição por parte dos setores econômicos e políticos até então dominantes nesse país, fortemente vinculados aos interesses do governo e multinacionais dos Estados Unidos e de outros países industrializados. Essas oligarquias tentaram um golpe de estado e outras formas de desestabilização do governo. O referendum acontece para que seja o povo que democraticamente decida sobre o mandato do Chávez.
Desde o Brasil e das batalhas que aqui travamos pela construção de outro país com desenvolvimento, igualdade social e soberania nacional, entendemos que essa decisão será de fundamental importância para todos os povos de América Latina. Que o povo venezuelano decida pela continuidade do governo Chávez será uma forte reafirmação por parte de nossas nações de que está aberto o período histórico de afirmação da democracia e de superação do neoliberalismo na nossa região.” (Fonte: Agência CUT)