Coordenadores da Fenajufe conversam com presidente do TSE sobre PCS

Durante o intervalo da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal [STF], nesta tarde, os coordenadores da Fenajufe Ramiro López, Jacqueline Albuquerque, Zé Oliveira, Antônio Melquíades [Melqui] e Evilásio Dantas e o servidor do DF Roberto Policarpo tentaram falar com o presidente do STF, ministro Cézar Peluso, sobre as negociações em torno do Plano de Cargos e Salários da categoria. Ao ser abordado, o ministro disse aos dirigentes sindicais que tentassem marcar uma audiência com ele para tratar especialmente da revisão salarial, já solicitada várias vezes pela Fenajufe.

Ainda no intervalo da sessão, os coordenadores da Fenajufe conversaram com o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski. Na rápida conversa, os dirigentes sindicais pediram um retorno do ministro sobre as negociações da cúpula do Judiciário com o governo federal a respeito de um acordo necessário à aprovação e à implementação do novo PCS. Segundo Ramiro López, que deu os informes sobre a reunião aos delegados e observadores da ampliada da Fenajufe, que acontece no Hotel Nacional, eles reforçaram, ao ministro Lewandowski, a insatisfação da categoria e a preocupação com a demora na tramitação do projeto que, embora tenha sido aprovado na sessão de hoje da Comissão de Trabalho, ainda precisa passar por mais duas comissões da Câmara e depois ainda seguir para o Senado Federal.

Também criticaram a falta de empenho do Judiciário e a resistência do governo federal em avançar quanto a um acordo de implementação do novo plano de cargos e salários, o que na avaliação dos dirigentes da Fenajufe é uma atitude de “enrolação” clara contra a reivindicação dos servidores.

O ministro garantiu aos coordenadores da Fenajufe que tanto o TSE como o STF estão atuando para garantir avanços nas negociações com o Ministério do Planejamento e se comprometeu em intermediar uma audiência entre o presidente do STF e a Federação.

Leonor Costa – Direto do Hotel Nacional