Coordenação do SINTRAJUSC manifesta-se contra cobrança de imposto sindical

A Coordenação do SINTRAJUSC posicionou-se contra a cobrança de imposto sindical dos servidores. Em reunião na semana passada, a Coordenação deliberou pelo encaminhamento, à Fenajufe, da posição do Sindicato, para que se faça  mobilização nacional contrária à medida. O Sindicato também irá levar o debate para assembléia dos trabalhadores.

De acordo com a instrução normativa 1, já publicada no Diário Oficial da União, todos os servidores públicos terão que contribuir com o equivalente a um dia de trabalho todo ano para os sindicatos.

Atualmente pagam contribuição apenas os servidores que, por iniciativa própria, se filiam aos sindicatos. O ministro disse estar cumprindo ordens do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, que já tinham decisão no sentido de que os servidores públicos seriam obrigados a recolher a contribuição sindical anual, como o caso dos trabalhadores da iniciativa privada.