Continua greve dos professores estaduais

Por Marcela Cornelli

Segundo informações do SINTE/SC, a greve dos professores estaduais continua crescendo e atinge cerca de 40% da categoria. A categoria está realizando até esta terça-feira assembléias regionais em todo o Estado para fazer uma avaliação do movimento por região.

Atos Públicos

O ato público que unificou as regionais de Florianópolis e São José, na última quarta-feira (29/9) foi um sucesso, com a participação de aproximadamente mil pessoas. Foi realizado um ato em frente à maior escola do Estado, que teve o apoio do movimento estudantil. Em seguida, os trabalhadores em Educação em greve percorreram as ruas da cidade, em passeata, culminando com um ato de encerramento em frente à Secretaria de Educação, onde o Secretário foi desafiado pela categoria a negociar com o Sindicato, ao invés de ficar ameaçando com punições.

Outras regiões como Blumenau, Criciúma, Chapecó e Tubarão, também realizaram atos públicos. Em Florianópolis ocorreu novo ato público na sexta-feira (1/10), unificando bancários, trabalhadores do judiciário estadual e da Educação.

Apoio dos Estudantes

O movimento estudantil manifestou apoio à greve dos professores estaduais, inclusive decretando greve em algumas escolas, forçando quem ainda não havia aderido à greve a paralisar suas atividades. Esse fato tem se repetido não somente na Capital, mas em algumas cidades do Oeste e em Criciúma.

Fonte: SINTE/SC