Confira o que mudou no Imposto de Renda de 2011

Fonte: In news

Por Luis Gustavo Chapchap

Chega esta época do ano e começa a correria para a declaração anual de rendimentos à Receita Federal. Reunião de documentos, notas, holerites e papéis jogados no fundo da gaveta. Depois de tudo reunido, é preciso saber quais são as novidades que esperam os contribuintes, pois todo ano algo pode mudar.

Este ano, por exemplo, foi permitido que casais homossexuais, com relação comprovadamente estável, ou seja, há mais de cinco anos, possam declarar juntos seus rendimentos. Outra novidade é o reajuste de 4,5%, que permite que quem ganha menos de R$ 1566,61 por mês seja considerado isento. E é esse reajuste que está causando as maiores discórdias entre o governo, a oposição e as centrais.

Os sindicalistas defendem reajuste de 6,46%, que equivale à inflação de 2010. “Vale destacar que, com o crescimento da economia, as entidades sindicais lutaram muito para conseguir reajustes salariais bem acima da inflação. Isto fará com que milhares de trabalhadores, que estavam isentos, passem a pagar Imposto de Renda caso não ocorra uma nova correção”, afirmou Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical.

A oposição defende reajuste baseado no INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor.  O deputado federal Rodrigo Garcia (DEM/SP), afirma: “A inexistência de um fator periódico para correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física constitui uma grande injustiça tributária. Além da legislação atual não prever um reajuste automático, o contribuinte fica a mercê do Poder Executivo sempre que a tabela precisa ser alterada. Dados históricos comprovam que a tabela não acompanha a inflação e a sua readequação está usualmente submetida às conveniências políticas e econômicas. É preciso corrigir injustiças e repor parte do poder de compra do salário dos trabalhadores”.

Resposta:

Segundo Luiz Antonio Benedito, diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, a falta de correção passa a onerar mais o trabalhador que ganha menos, pois, em razão de um reajuste salarial que apenas repõe a inflação, por exemplo, ele pode sair da faixa de isenção e passar a ser tributado.

As discussões são muitas. A injustiça ao trabalhador só fomenta um ponto que há muito tempo é discutido, mas que ainda não saiu do papel: a necessidade emergencial de uma Reforma Tributária. O Brasil é um dos países com a maior carga de impostos do mundo, maior que de países como o Japão, os Estados Unidos e a Suíça.

O período de declaração do IR começou no dia 1º de março e o prazo máximo é 29 de abril. Para declarar, acesse o site da Receita e faça download do programa do IR 2011. Não deixe para a última hora, você pode ter problemas para enviar a declaração devido ao congestionamento de envios que ocorrem no período.