Confira as principais mudanças no Estatuto do SINTRAJUSC

Mudanças aprovadas no CONGREJUSC, realizado nos dias 8 e 9 de março
Eleição

A questão debatida foi se a Diretoria deveria ser majoritária (a chapa vencedora fica com todos os cargos) ou proporcional (os cargos são divididos entre as chapas de acordo com o número de votos). Os delegados decidiram que o regimento de cada eleição é que vai definir a forma de composição. A mesma decisão vale para a forma de votação dos aposentados, se por correspondência e/ou presencial.

Congresso

Com o novo Estatuto, os delegados representantes dos aposentados serão eleitos em reuniões convocadas também nas cinco regionais. Até agora, a reunião para a escolha dos delegados era feita somente na Capital, na reunião do Núcleo de Aposentados.

Composição da Direção

A Diretoria Executiva do SINTRAJUSC será constituída por 16 membros, e não mais 18. A Coordenação de Cultura, Promoção Social e Esporte, a de Comunicação e Imprensa e a de Formação Sindical irão ter apenas um coordenador (eram dois). Foi criada uma coordenação nova, para Assuntos de Aposentadoria e Pensão, com um coordenador que terá as seguintes atribuições:

a)implementar a política de aposentados e pensionistas definida pela Diretoria Colegiada;
b)estabelecer política global em defesa dos interesses dos trabalhadores em questões relativas à previdência;
c)incentivar, apoiar e acompanhar a organização dos servidores aposentados, integrando-os nas atividades do sindicato;
d)coordenar as atividades em defesa dos participantes dos fundos de pensão e entidades de previdência privada e complementar.

Conselho Fiscal

A eleição do Conselho Fiscal, que terá mandato de três anos, deverá ser realizada um ano após a posse da Diretoria eleita. Como a próxima Direção do Sindicato irá tomar posse em dezembro de 2008, o mandato do atual Conselho Fiscal foi prorrogado até dezembro de 2009. Às competências do Conselho Fiscal, detalhadas no artigo 25 do Estatuto, foi acrescentada mais uma: fiscalizar e julgar a prestação de contas referente aos subsídios recebidos pelas chapas inscritas na eleição para o Diretoria do SINTRAJUSC.