Confira aqui as propostas de Chapecó sobre a revisão do PCS

Por Imprensa

Leia abaixo propostas de Chapecó sobre a revisão do PCS, incluídas nas propostas do Seminário Estadual, que serão levadas agora ao Seminário Nacional, marcado pela Fenajufe para o dia 21 de novembro:

Em análise ao projeto de lei do novo Plano de Cargos de Salários – PCS, destacamos a importância de discutirmos as alterações, tendo em vista que repercutirão sobre o futuro de toda a categoria.

Destacamos alguns pontos que entendemos devam ser rediscutidos e alterados, sob pena de incorrer nas mesmas disparidades contidas no PCS de 1996. Lembramos que este foi aprovado com a luta de toda a categoria, que desconhecia que os maiores beneficiados seriam a minoria detentora de funções comissionadas, cujo valor somado a incorporação das mesmas, passou a representar valor superior ao cargo efetivo, na maioria dos casos.

Em relação ao futuro PCS, esses são os principais pontos a serem discutidos:

– a primeira tabela divulgada contemplava reajuste dos vencimentos e inclusão de uma gratificação denominada representação mensal em favor de todos os servidores do Poder Judiciário. Porém, com o andar da carruagem, tomamos conhecimento da exclusão da gratificação, que seria concedida em benefício de todos os servidores, e a inserção de gratificações isoladas (Oficiais de Justiça e dos agentes de segurança);

– fato novo também a ser destacado, é a previsão da alteração do cálculo das funções comissionadas (reajuste aproximado de 50%) enquanto que, o aumento dos vencimentos dos cargos efetivos (o que beneficiaria a todos, inclusive os servidores que se encontram no início da carreira) terá reajuste bem menor. Fato esse que continuará a provocar distorções salariais e frustrações por parte daqueles que não são beneficiados pelas funções;

Pertinente relembrar que a implementação do PCS do ano de 2002, fez prevalecer a luta comum em defesa dos interesses de toda a categoria, eis que parte das distorções foram corrigidas, o que resultou em valorização do cargo efetivo, em detrimento da valorização das funções comissionadas, para as quais não existem critérios definidos, além de não haver funções disponíveis para todos.

RESSALTA-SE, AINDA, QUE FRENTE ÀS DIFICUL­DADES PARA APROVAÇÃO DOS PCSS ANTERIORES, O QUE SEMPRE RESULTOU EM PARCELAMEN­TO/NEGOCIA­ÇÃO (REDUÇÃO DOS VALO­RES), INEXPLICÁ­VEL NESTA ETAPA DO PROJE­TO PERMI­TIR A EXCLUSÃO, ANTES DO INÍCIO DE SUA TRAMITA­ÇÃO, DE UMA GRA­TIFICA­ÇÃO QUE BENEFICIA­RIA A TODOS, MANTENDO-SE, POR OUTRO LADO, GRA­TIFI­CAÇÕES PARA CARGOS ISOLA­DOS DENTRO DA CATE­GORIA (OFICIAIS DE JUS­TIÇA E AGENTES DE SEGU­RANÇA).

Entendemos que a LUTA por reivindicações e melhoria das condições salariais devem ser de toda a CATEGORIA para que não haja DIVISÃO e o enfraquecimento do TODO.

São estes nossos objetivos comuns?

Assinam o documento: 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Chapecó